Sou um jovem de 25 anos e sou muito ansioso. O motivo?  Vários, tais como trabalho, estudos, cobranças do dia dia e herança genética.

Você também é ansioso?

frajola ansioso

 

Você quer se concentrar em alguma coisa, mas não consegue pois está ansioso com o que terá de fazer depois, voce comeca a ler um livro e fica ansioso olhando quantas páginas ainda falta para terminar, você esta na segunda feira e já está ansioso planejando o que fazer na sexta com medo de ter de ficar em casa. Isso é uma das coisas comum que uma pessoa ansiosa tem que lidar.

A ansiedade é a preocupação excessiva por algo que ainda vai acontecer, é estar sempre pensando em algo futuro, porém isso acaba nos privando de viver o presente. É como se estivéssemos uma grande dificuldade em viver o agora. E isso não para, você tenta controlar muitas vezes, mas ela acaba sendo mais forte, e você começa a ter pensamentos pessimistas e sofrendo por antecedência, muitas vezes por coisas simples. Tem situações em que a pessoa perde completamente o controle da sua vida e chega a evitar de marcar compromissos por não aguentar esperar.

Somos uma geração que sofre com transtornos de depressão e ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é recordista mundial em pessoas que sofrem de ansiedade, já que 9,3% da população sofre com o problema, ou seja são 18,6 milhões de pessoas ansiosas.

Este vídeo traduzido mostra como é a rotina de quem tem o problema.

 

Mas qual o motivo de tanta gente ansiosa?

Vivemos em um mundo onde a tecnologia nos consome o dia todo, estamos constantemente conectados à redes sociais e não desgrudamos dos nossos Smartphones nem por um dia. Ficamos ansiosos por estar sempre ligado nas novidades e sempre que fazemos alguma coisa diferente queremos que seja postado na hora. Um exemplo simples, é só se perguntar quantas vezes você já não sentiu desesperado por chegar em um lugar e não ter sinal de Wifi nem 3G, principalmente se esse lugar for a sala de espera de algum consultório. Parece até que o mundo fica em camera lenta  haha. Isso mostra o quanto estamos realmente dependentes de estar sempre conectados.

Outro motivo é a quantidade de informação que temos de interpretar o dia todo, mesmo que não percebemos mas nosso cérebro está trabalhando incansavelmente para interpreta-la. Por onde passamos vemos propaganda em TVs, Outdoors, Shopping Centers, temos de nos preocupar em guardar senhas de mil aplicativos, senhas de Banco e ainda temos de descobrir como funciona todos aplicativos que queremos usar. Nosso cérebro não para nunca.

E por último mas não menos importante está a rotina que levamos. Não é fácil ser um trabalhador nos dias de hoje, ainda mais quando não se sabe se vai aposentar um dia haha. Acordar as 6h da manhã pegar aquele onibus lotado, enfrentar filas, responder mil emails, almoçar em 20 min, ouvir reclamações. E se você estuda ainda tem que ir para faculdade depois de todo cansaço do trabalho, e quando chegar em casa só da tempo de comer alguma coisa e depois tentar dormir. Ufa! Isso porque ainda não citei as mulheres que fazem tudo isso e ainda tem que cuidar dos filhos quando chegam em casa, haja folego.

Por fim, junte esses três motivos e você tem um pequeno exemplo do porque de muitas pessoas estarem com ansiedade. Hoje a vida exige muito mais de nós do que antigamente, basta olhar nossos avós, esse termo “ansiedade” talvez nunca fizesse sentido para eles ,isso não quer dizer que a vida tenha sido facil para eles, mas naquela época era bem diferente, não se exigia que estivesse sempre se atualizando e se aperfeiçoando profissionalmente. Muitos estudavam até o ensino médio, não tinha a preocupação de mostrar a vida nas redes socias, não precisavam responder emails após o trabalho, quando chegavam em casa se desligavam completamente do trabalho. Ou seja, a vida era mais simples e menos exigente.
Mas você não nasceu na época deles certo? Então como encarar esse problema que pode estar sendo um empecilho na sua vida?

Vou te dar algumas dicas.

7 dicas para ser menos ansioso

São coisas que eu comecei a fazer que me ajudaram bastante, claro que acompanhamento médico é essencial em alguns casos. Mas enfim, essas são minhas dicas:

Faça atividade física regularmente

Pratique-esportes

Sempre gostei de correr e fazer academia, e isso sempre me ajudou a manter um bom equilibrio mental. Quando fiquei um ano afastado de fazer atividades físicas percebi o quanto me exercitar me fazia bem. Durante a pratica de exercícios  organismo estimula a produção de endorfina, responsável por causar sensação de bem-estar, aliviando assim o stress. Se você é sedentário comece com leves caminhadas e vai aumentando gradativamente. O importante é começar.

 

Tenha um hobby

tocar violão diminui ansiedade

Você tem algo que você realmente gosta de fazer, algo que te da prazer em praticar? Pois então, continue praticando regularmente isso que você gosta. No meu caso, eu sempre gostei de andar de skate( mesmo eu sendo péssimo) então comprei um longboard novo e comecei a usar meus domingos para treinar. Isso me ajuda bastante a esquecer um pouco a rotina e me deixar mais calmo. Se você ainda não tem um hobby, descubra o seu e coloque em prática.

Fique um tempo Off

Pessoa relaxando

Já tentou ficar um dia OFF, sem Smartphones, ou redes sociais? Se ainda não, este é um bom momento para fazer uma experiência. Tente ficar um dia inteiro sem usar seu celular, se não puder, tente usa-lo o mínimo possível. Sei como é dificil pois tambem sou viciado em Redes Sociais, mas uma das coisas que parei de fazer é ir para Barzinhos, Shoppings ou restaurantes e ficar mexendo no celular.

Ficar o tempo todo em redes sociais faz com que nosso cérebro nunca pare de trabalhar e estará sempre se esforçando a receber estímulos desnecessários. Por isso dê um tempo para ele relaxar tambem.

Melhore sua alimentação

Alimentação para ansioso

Melhorar sua alimentação não só melhora a ansiedade mas traz benefícios ao organismo como um todo. Evite ingerir cafeína e alimentos muito gordurosos.

Esse site natuelife de alimentação e bem estar mostra quais os alimentos são bons para melhorar sua ansiedade. Vale a pena conferir!

Muitas pessoas quando se sentem ansiosas tendem a comer alimentos gordurosos por impulso.

Relaxe

Mulher relaxando

Sei que falar é facil, mas isso é muito importante. Tente relaxar. Tire nem que seja alguns minutos do seu dia para não fazer nada, apenas relaxar. Esqueça os problemas por esses minutos.  Pare.Respire.

Para mim a melhor forma de relaxar é deitar e ouvir músicas calmas. Tente você também.

Diminua o alcool

Alcool deixa ansioso

Diminuir o alcool foi um santo remédio para mim. Se você enche a cara direto isso é um grande agravante para se estar ansioso. O alcool diminui a absorção de aminoacidos importantes ao organismo além de dar a rápida sensação de euforia que passa em instantes. Essa sensação de euforia te deixa mais ansioso para estar sempre bebendo. Eu parei com o alcool há tres meses, e tenho sentido grandes melhorias na minha vida, além de me sentir mais disposto no fim de semana, afinal sair a noite e acordar sem ressaca é uma ótima coisa haha,  tambem melhorou meu desempenho em atividades físicas.

 

Aproveite a natureza

Aproveitar a natureza relaxa

Vá para lugares com bastante natureza e calmos de vez em quando, a natureza nos acalma e nos deixa relaxado. Eu não consigo ficar um mês sem estar em contato com a natureza e ultimamente acampar tem sido um remédio e tanto para aliviar o stress. Se você nunca acampou nesse post eu dou 10 motivos para você acampar.

Se você não faz o estilo aventureiro, procure bosques ou parques para relaxar um pouco.

 
Enfim, se você se identificou com esse problema, eu espero que depois de ler esse post, algumas coisas aqui possam te ajudar. Tente colocar algumas coisas em prática desde já e procure sempre o que é melhor para sua vida. Sei que não sou nenhum especialista ou algo do tipo, mas o que eu perceber que minhas experiências possam contribuir com outras pessoas eu farei questão de compartilhar.

Se você gostou ou conhece alguem que possa gostar desse post, compartihe pra que essa pessoa veja. 🙂