Há seis meses atrás eu decidi criar um Blog Pessoal com meu nome, inicialmente a idéia era que eu pudesse divulgar meu portfólio na Web mas acabei me empolgando e comecei a escrever textos e criar conteúdos relacionados a minha área de atuação. O que no começo era apenas uma idéia simples para divulgar meu trabalho acabou virando um meio de expandir meus conhecimentos na parte de criação para Web.

Assim depois de seis meses com esse Blog eu decidi criar esse post para te mostrar quais as vantagens e motivos para você também criar um Blog Pessoal.

Por que devo criar um Blog Pessoal?

Ter um Blog Pessoal te dá a liberdade de publicar o seu conteúdo de uma forma mais elaborada e criativa e isso te da a oportunidade de conseguir vários clientes ou leitores que admiram seu trabalho.

Por mais que o Facebook ou Instagram sejam uma ferramenta e tanto para divulgação do seu trabalho, eles não te dão a liberdade que um Blog Pessoal te proporciona. No Blog Pessoal você pode criar o layout da sua maneira usando a cor que quiser, pode usar a fonte que achar mais bonita, colocar quantas fotos achar necessário e qualquer um pode visualizar. Ou seja, O Blog é um espaço SEU e você faz o que bem entende com ele.

Para você entender melhor listei as 5 vantagens em criar um Blog Pessoal.

Cinco Vantagens em criar um Blog Pessoal

1- Autoridade

Quando você cria um Blog Pessoal, você esta dando mais autoridade a seu nome/marca e agregando mais valor a seu trabalho. Você esta colocando seu conhecimento a prova para que várias pessoas vejam.

Aliás, você está fazendo com que várias pessoas descubram o seu trabalho pela Web.

É só reparar como a maioria das empresas ou pessoas bem renomadas tem um site na Web para mostrar seu trabalho.

No meu caso, o Blog é um ferramenta indispensável para arrumar emprego na minha área (Designer Gráfico), já que a maioria das empresas exigem que os candidatos tenham um Blog para avaliar seu portfólio.

2- Compartilhamento em Redes Sociais

Ao criar um Blog Pessoal você irá perceber o quanto ele é dinâmico e o quanto isso é ótimo, já que podemos integra-lo com as mais variadas redes sociais.

Assim quando criamos um post, podemos permitir que as pessoas o compartilhe no Facebook, Linkedin, Whatsapp entre outros.

Existem várias ferramentas que auxiliam a integração das redes sociais no seu Blog, desde integrar comentários do Facebook a compartilhar imagens do Pinterest, e isso só aumenta a sua visibilidade.

3- Aumento da sua visibilidade

Com um Blog bem estruturado e utilizando as técnicas certas de publicação (falarei mais disso em outro post) você pode conseguir vários acessos pelo Google. E se o seu post for muito bom, outros Blogs podem mencionar seu post e aumentar ainda mais sua reputação.

Com o tempo e com bastante dedicação, o Google pode posicionar melhor seu site nas pesquisas, fazendo com que sua visibilidade aumente cada vez mais.

4- Gerar renda

Isso não é regra, e se você esta pensando que criar um Blog te dará dinheiro imediato, esta completamente enganado.

Assim como em qualquer outra empresa que esteja começando seu negócio, ter um Blog exige dedicação e horas de trabalho na frente do PC, para que então você possa começar a gerar renda.

Existem algumas formas de ganhar dinheiro com seu Blog, tais como:

  • Adsense – Você disponibiliza um espaço do seu Blog para colocar anúncios escolhidos pelo Google, e este irá te pagar por cada clique que o anúncio obter.(você só começará a ganhar dinheiro se o seu site tiver milhares de acessos por mês)
  • Patrocinado – Alguma empresa faz parceria com seu Blog para que você faça divulgação do produto dela em seus posts.
  • Venda de Produtos/Serviços – Você pode usar seu Blog para oferecer produtos ou Serviços e gerar receita pela venda deles.

5- Aprendizado

Ter um Blog é um aprendizado constante, pois devemos estar sempre nos informando sobre as novas tecnologias que estão sendo usadas e principalmente se você esta começando o seu sozinho, você aprenderá sobre muitas ferramentas para deixar seu Blog bem apresentado, assim como a ferramenta Canva que já falei aqui no Blog.

 

Conclusão

Criar um Blog Pessoal é uma maneira de estar ampliando sua imagem na Web, tornando-a mais profissional. Por isso, se você quer aumentar suas vendas ou seus serviços invista na criação do seu Blog e não deixe para amanhã a oportunidade de se destacar na sua área.

 

Espero que tenham gostado galera,

Em breve estarei dando dicas de como criar seu próprio Blog.